Tirar tudo da cabeça

“A filosofia GTD é baseada em factos da Psicologia, que mostram que as nossas mentes são péssimas a priorizar e gerir o nosso tempo.

Assim que decidimos fazer algo, a nossa mente pensa que o deveriamos fazer logo no momento. Se pensarmos que também temos que fazer uma segunda coisa, temos logo a criação automática de stress – seja o que for que estivermos a fazer, a mente vai-nos dizer que deveriamos estar a fazer a outra coisa.

Quando comecei a meditar, reparei no barulho de fundo que ocorre constantemente nas nossas mentes. Pior que isso, a mente não sabe atribuir um verdadeiro sentido de importância a todas as coisas. Apenas reconhece que há alguma tarefa “incompleta”, mas nunca sabe qual é que será a mais importante e que deveriamos fazer com mais prioridade. Se já experimentaram meditar focando a mente em algo elevado e subtil (como uma consciência superior, amor incondicional, etc), e deram por vocês a pensar o que iriam fazer para o jantar, não preciso de argumentar mais este facto.

Das primeiras vezes em que meditei, levava comigo um papel e caneta para a sala de meditação. A razão, era porque já sabia que assim que fechasse os olhos, a minha mente ia imediatamente começar a gritar todas as coisas que tenho que fazer (e que me tinha esquecido). Então, os primeiros dez minutos eram passados a escrever todas estas “coisas”, e depois deste pequeno processo de recolha podia ter uma meditação com a mente mais tranquila e despreocupada. Claro que, mais sensato seria primeiro fazer este processo sozinho no quarto, e só depois juntar-me à meditação colectiva.

Este processo de recolha é importante no sistema GTD, tirar coisas para fora da cabeça, colocá-las num sistema de confiança e experienciar uma mente como água.. relaxada e confiante.”

traduzido e adaptado do original em Inglês em www.gtdtimes.com

About the Author: Nuno Donato

Formador GTD em Portugal. Apaixonado pela ciência do estudo da mente e do comportamento humano, tenta aprender e ensinar as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para optimizar o nosso trabalho e maximizar a vida.

1 comentário

  1. Pingback: Wise Action

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *