Truques para combater a procrastinação

Embora a procrastinação possa ser boa, é na maioria dos casos um defeito que faz com que a mais pequena das tarefas seja arrastada durante tempos indetermináveis.

Causas, curas e outras discussões sobre a procrastinação ficarão para outra altura. Agora quero apenas dar a conhecer um pequeno truque para combater a procrastinação e “get things done”.

David Allen sugere que uma das melhores formas de combater a procrastinação e/ou preguiça é forçarmo-nos a fazer o trabalho, mas de forma a que a nossa mente se deixe ser “enganada” com a recompensa do descanso. 

Material necessário
Primeiro, vamos precisar de um temporizador. Pode ser um relógio, telemóvel, software no pc, ou qualquer outra coisa.
Depois, um conjunto de tarefas que temos tendência a arrastar (atenção, têm que ser tarefas execuíveis, isto é, da nossa lista de próximas acções).

E finalmente, uma hora livre de tempo (embora este pequeno truque possa ser aplicado com outras janelas de tempo).

Como funciona?
O método usa a fórmula (10*2)*5. Isto significa:

  • 10 – Trabalhar durante 10min, completamente focado numa só acção. Sem distracções, sem pausas, sem batotas. Trabalho, trabalho, trabalho. E são só 10 min.
  • 2 – Recompensa! Depois de 10min de trabalho, descansar durante 2min. Ver os passarinhos, tomar café, telefonar, ler o email, ouvir uma música… esta recompensa é o que permite à nossa mente deixar ser levada pelos 10min de trabalho!
  • 5 – Fazer esta rotina 5 vezes, perfazendo o total de uma hora.

Coisas importantes

  • Não é necessário acabar a tarefa/projecto. Apenas trabalhar nela durante 10min, e parar obrigatóriamente no final do tempo.
  • Se acabarmos a tarefa antes dos 10min, podemos ir logo para o intervalo.
  • Nunca avançar intervalos. Isto põe em causa a viabilidade da técnica. É proibído avançar intervalos.

Se seguiram todos os passos, vão ver que conseguem uma hora bastante produtiva nas tarefas em que mais têm procrastinado!

About the Author: Nuno Donato

Formador GTD em Portugal. Apaixonado pela ciência do estudo da mente e do comportamento humano, tenta aprender e ensinar as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para optimizar o nosso trabalho e maximizar a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *