Rever o passado, planear o futuro – Mensagem de final de ano

Muito em breve teremos aqui no blog um artigo/guia exclusivo para uma revisão e limpeza de final de ano.

(Mensagem de final de ano de David Allen original, traduzida para português)

Olá a todos,

David Allen

Com o aproximar do final de 2010, é uma boa altura para deixar para trás aquilo que já não funciona para vocês – físico, mental ou emocionalmente. Vão ficar estupefactos com a energia criativa que receberão depois desse processo. Aposto que têm pelo menos um, senão mais, projectos que vos irão entusiasmar, motivar, e que estão simplesmente à espera da oportunidade para aparecerem. E provavelmente alguns dos projectos que já estão em movimento, também poderão beneficiar de ideias novas e criativas. Largar as velhas é criar espaço para as novas, se o permitirem.

Tudo de bom,

David Allen

É tempo de limpeza.

O final do ano e o início de um novo é uma grande evento metafórico que podem usar para auxiliar num aspecto crítico da vossa criatividade construtiva – livrem-se de tudo o que puderem.

A nossa psíque tem uma certa capacidade de tolerância para “ciclos abertos” e coisas incompletas, e inconscientemente vai bloquear a nossa energia para coisas novas se esse limite tiver sido atingido. Liberte alguma memória.

Quer mais negócio? Livre-se de toda a velha energia dos negócios que fez. Existem coisas pendentes com clientes passados? Compromissos que ainda não foram terminados ou resolvidos? Opiniões ou comunicados que precisam de ser expressos? Limpe tudo.

Precisa de mais roupa? Percorra todo o seu guarda-fatos, gavetas e arrumos e doe a uma instituição local tudo aquilo que não usa há mais de 24 meses. E tudo aquilo que simplesmente não sente que vá usar, ou que não faça mais parte de si.

Quer estar mais livre para ir onde precisa de ir, quando precisa de ir? Limpe o porta-luvas e o porta-bagagens do carro. E livre-se de todas as “coisas” que o chateiam no seu carro, mota ou bicicleta.

Quer mais prosperidade? Desapegue-se de investimentos ou recursos que o têm prejudicado. (E dê mais do que o normal a algo ou alguém que o inspire).

Quer sentir-se mais útil? Dê algo que não esteja a utilizar o quanto devia a alguém que lhe dê mais uso.

Quer uma nova visão para a sua vida e para o seu trabalho? Limpe e organize os álbuns de fotografias. Quer saber o que fazer com a vida quando crescer? Comece por limpar a gaveta central da sua secretária.

Um dia, eventualmente, vai ter que o fazer. Por agora, não se preocupe com o que vem de novo. O que vem, já está a caminho, e à velocidade da luz. Foque-se em limpar e organizar o seu espaço e a sua mente, para que possa receber da melhor forma possível.

“Um homem é rico em proporção ao número de coisas de que pode prescindir”
– Henry David Thoreau

“No meio da confusão, encontre simplicidade. Na discórida, encontre harmonia. No meio da dificuldade, está a oportunidade”
– Albert Einstein

About the Author: Nuno Donato

Formador GTD em Portugal. Apaixonado pela ciência do estudo da mente e do comportamento humano, tenta aprender e ensinar as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para optimizar o nosso trabalho e maximizar a vida.

4 Comments

  1. Pingback: Revisão Anual Wise Action

  2. Pingback: Revisão Anual 1/6 | Releituras.org

  3. Pingback: Revisão Anual 1/6 | indecisao.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *