Saber definir objectivos

Quer estejamos a trabalhar no nosso modelo dos Horizontes de Foco, a fazer o modelo de planeamento natural, ou simplesmente a registar um novo projecto, é bastante importante saber especificar bem qual é o nosso objectivo/meta.

Quem já tem alguma familiaridade com o método GTD sabe que David Allen recomenda descrevermos um projecto (objectivo) tendo em conta o sucesso(realidade final) a alcançar. De facto, recomenda irmos um pouco mais longe, visualizarmos, descrevermos e registarmos o sucesso para além do que seria “razoável”, o sucesso para além das expectativas.

Se já esteve num workshop de GTD já teve contacto com algum conhecimento e explicações sobre o funcionamento de uma parte específica do nosso cérebro chamada Sistema de Activação Reticular (S.A.R.). Percebendo de que forma o S.A.R. funciona, como o cérebro é programável e nos dá feedback de acordo com as instruções que lhe damos, podemos optimizar conscientemente o seu funcionamento e atingir melhores resultados. Uma parte crucial deste processo é saber como definir bons objectivos/metas de uma forma eficiente. Isto, independentemente do tipo de objectivo que estamos a fazer, seja pessoal, profissional, interno ou externo.

1 – Definir a meta

“O que é que eu quero?” é uma daquelas perguntas tão simples, mas que ao mesmo tempo nos consegue deixar a pensar duas (ou várias) vezes sobre a resposta. A verdade é que muitas vezes não estamos suficientemente claros para conseguir responder. Não sabemos exactamente o que queremos, aonde queremos chegar, o que queremos atingir… e no entanto, continuamos a avançar sem esta clareza. É inevitável que, nestas situações, surjam frequentemente sentimentos de confusão, letargia, desmotivação, etc.

2 – Verificar a meta

O facto de se tomar uma decisão e definir uma meta, não é, por si só, o suficiente para garantir que essa meta é boa, está bem definida e que somos capazes de lá chegar. Existem 4 critérios que devemos verificar que estejam cumpridos, em relação ao nosso objectivo/estado desejado

1 – É descrita pela positiva
2 – Está sob o nosso controle
3 – É testável
4 – É ecológica

1. É descrita pela positiva
O nosso cérebro não processa negações directamente. A negação é algo que acontece a um nível consciente, numa 2ª fase do processamento da afirmação. Tentar negar algo é chamar a atenção para aquilo que queremos negar. Então, o primeiro critério é saber descrever a meta/estado desejado de uma forma positiva.

Alguns exemplos de afirmações negativas:
* Não quero sentir tanto stress
* Não vou ficar mais zangado com x…
* Parar de me preocupar com o trabalho
* Vou deixar de fumar

Como podem ver, nem sempre é a palavra “não” que define quando uma afirmação é negativa ou positiva. As últimas duas frases são negativas embora não tenham a palavra “não”. O foco da frases continua a ser na actividade negativa e depois no processo de parar essa actividade.

Alguns exemplos de afirmações positivas:
* Ser capaz de relaxar e estar centrado em qualquer situação
* Vou tratar da minha saúde e manter pulmões saudáveis
* Vou ouvir com atenção, perceber e respeitar as opiniões dos meus colegas
* Terminar a minha tese e estar satisfeito com todo o esforço e tempo que investi

continua na parte 2 »

About the Author: Nuno Donato

Formador GTD em Portugal. Apaixonado pela ciência do estudo da mente e do comportamento humano, tenta aprender e ensinar as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para optimizar o nosso trabalho e maximizar a vida.

4 Comments

  1. Pingback: Saber definir objectivos | always look at the bright side…

  2. Pingback: Saber definir objectivos (parte 2) Wise Action

  3. Pingback: Convite: Desafio de 7 dias com PNL – Atingir objectivos Wise Action

  4. Responder Elisabete Faísca

    Excelentes informações de um sistema que ando a descobrir a cerca de 6 meses, continuo sem saber bem por onde começar, mas apesar disso já fiz melhorias, tenho feito pesquisas em que todas me levam a mesma aos mesmos conteúdos/sistema.
    Obrigada pelas informações/escvlarecimentos

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *