Desafio PNL – Dia 1 “Encontrar as coordenadas actuais”

(Este artigo é parte de um Desafio de 7 Dias com PNL. Caso tenha chegado aqui directamente, sugerimos que comece pelo início)

O primeiro exercício serve para construir a base com a qual irá trabalhar durante esta semana, e consiste em formular um “inventário” da sua vida. Para alcançar algo, é muito importante saber aonde quer chegar, mas não menos importante saber onde está agora. Só assim é possível traçar o percurso de onde está para aonde quer ir: do agora até aos seus objectivos.

O exercício consiste então em elaborar 4 listas:

  • Quero & Tenho: do que é que gosta mesmo que já tem na sua vida? Podem ser grandes feitos que já tenha alcançado (uma promoção no emprego, um prémio, etc) ou pequenos prazeres (ver o filho a dormir, ouvir o som da ondas, o sabor de um gelado de chocolate). Faça a sua lista o mais longa e detalhada quanto o tempo permita.
  • Não Quero & Tenho: o que é que tem na sua vida mas que não quer ter? Desde os quilos a mais, hábitos pouco saudáveis, o trânsito diário para o trabalho, um colega antipático, ou qualquer outra coisa que lhe insiste em “estragar os dias”. Faça esta lista também o mais longa possível, enquanto tiver tempo.
  • Quero & Não Tenho: agora para a pergunta habitual em PNL “o que é que quer na sua vida que ainda não tem?”. É aqui que tem a oportunidade para escrever a sua lista de desejos. Comece por onde quiser – trabalho, família, relacionamentos, finanças, seja o que for. Inclua todos os seus sonhos importantes e, porque não, também aqueles pequenos prazeres que gostaria de saborear todos os dias. Certifique-se que investe tempo suficiente para que esta lista esteja o mais completa possível.
  • Não Quero & Não Tenho: a última lista é certamente aquela menos agradável e na qual ninguém perde muito tempo a pensar: o que é que não tem na sua vida e que não quer? Talvez uma doença grave, uma dívida, problemas familiares…

Certifique-se que tem vários itens em todas as listas, e que os mesmos são reais e o mais específicos possível. Lembre-se, esta é a base de trabalho para o resto do desafio.

Até amanhã! 🙂

About the Author: Nuno Donato

Formador GTD em Portugal. Apaixonado pela ciência do estudo da mente e do comportamento humano, tenta aprender e ensinar as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para optimizar o nosso trabalho e maximizar a vida.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *