Desafio PNL – Dia 2 “Descobrir a direcção da motivação e prioridades”

(Este artigo é parte de um Desafio de 7 Dias com PNL. Caso tenha chegado aqui directamente, sugerimos que comece pelo início)

Ontem esteve a descobrir as suas coordenadas actuais. Hoje, vamo-nos focar em duas das listas que escreveu, a “Quero & Não Tenho” e a “Não Quero & Tenho“.

Temos dois tipos de motivação, uma motivação que surge pela atracção e outra pela aversão. Estas motivações estão representadas nessas duas listas respectivamente.

Sinta qual das listas é mais importante para si. Comece nessa lista, percorra os vários itens que escreveu e dê-lhes uma prioridade/peso. Qual deles é mais urgente? Qual traria mais mudança? Qual deles ia causar mais impacto positivo na sua vida? Pode usar qualquer escala: A,B,C; 1,2,3; muito, pouco, média, etc. Após completar, faça o mesmo com a outra lista.

Para ter a certeza que este exercício fica bem feito, sugerimos que reveja as listas e as prioridades uma segunda vez e volte a pensar sobre elas de uma outra perspectiva. Por exemplo, há coisas que podem parecer pequenas, mas que podem ter um grande impacto se feitas diariamente. Pense no impacto de todas as coisas e altere as prioridades, se necessário.

Se durante o exercício se lembrar de mais alguma coisa que devia estar numa das listas, esteja à vontade para a acrescentar hoje.

Até amanhã! 🙂

About the Author: Nuno Donato

Formador GTD em Portugal. Apaixonado pela ciência do estudo da mente e do comportamento humano, tenta aprender e ensinar as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para optimizar o nosso trabalho e maximizar a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *