Desafio PNL – Dia 4 “Transformar os sonhos e desejos em metas alcançáveis”

(Este artigo é parte de um Desafio de 7 Dias com PNL. Caso tenha chegado aqui directamente, sugerimos que comece pelo início)

É muito provável que, com apenas estes três primeiros exercícios, já tenha trazido para um plano consciente alguns dos seus objectivos menos evidentes, prioridades e dificuldades. É normal que ao ter que definir e escrever os seus objectivos surjam mais incertezas sobre os mesmos. Isso é parte do processo e caso aconteça é bom sinal! É muito difícil atingir objectivos e realizar sonhos se nem nós próprios os conseguimos descrever claramente. Hoje vamos precisamente tratar disso.

Neste momento tem duas listas “Não Tenho & Quero“, uma original feita logo no 1º dia e outra feita ontem após a transformação da lista “Não Quero & Tenho“. Para simplificar, vamos começar por juntar estas duas listas “Não Tenho & Quero” numa só. Pode já ordená-las de acordo com as prioridades que definiu (as da 1ª lista foram definidas no 2º dia) e, se necessário, juntar/apagar itens que apareçam em duplicado e que representem exactamente a mesma coisa.

Agora, pegando num dos itens de maior importância, descreva-o e defina-o tendo em conta as “Condições para uma Boa Definição de Objectivos” descritas na lista abaixo. Para o auxiliar, acrescentamos algumas perguntas que pode fazer durante essa definição.
(Aconselhamos também a leitura do artigo “Saber definir objectivos” (partes 1 e 2), onde algumas destas condições estão explicadas em mais pormenor e com mais exemplos.)

Perguntas auxiliares Condições para uma Boa Definição do Objectivo
O que é que quer?
Onde, quando, com quem?
1. Objectivo descrito pela positiva e bem especificado
Está completamente nas suas mãos a capacidade de começar e continuar com esta mudança? 2. Objectivo está sob o seu controle
Como vai saber quando o atingiu?
O que vai ver, ouvir e sentir quando o alcançar?
Que provas vai ter que já o alcançou?
3. Ser testável
Que efeitos é que esta mudança tem no resto da sua vida/trabalho/relações?
Existe alguma parte de si que resiste a alguma parte desta mudança?
4. Objectivo é ecológico na sua vida e a mudança/impacto vale a pena

O que queremos como resultado deste exercício é uma lista onde todos os seus objectivos da sua nova lista “Não Tenho & Quero” são compatíveis com estas 4 condições.

Fazer este processo para todos os itens da lista pode ser algo demorado. Por isso, faça para pelo menos 5 dos seus itens mais importantes. Depois, ao longo dos próximos dias ou assim que tenha tempo, vá completando o exercício para os restantes. (nota: não é aconselhável fazer os exercícios dos próximos dias para itens onde não tenha completado o exercício de hoje).

Até amanhã! 🙂

About the Author: Nuno Donato

Formador GTD em Portugal. Apaixonado pela ciência do estudo da mente e do comportamento humano, tenta aprender e ensinar as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para optimizar o nosso trabalho e maximizar a vida.

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *