Desafio PNL – Dia 6 “Criar sucesso inevitável”

(Este artigo é parte de um Desafio de 7 Dias com PNL. Caso tenha chegado aqui directamente, sugerimos que comece pelo início)

Criar sucesso inevitável significa preparar o cérebro para fazer o caminho até aos seus objectivos, de forma a que fique a trabalhar nesse processo durante todo o dia, ainda que inconscientemente. Após já ter visualizado claramente como vai ser alcançar esses objectivos (no exercício de ontem), trilhar o caminho torna-se bem mais fácil. Hoje vamos descobrir os passos que precisa de fazer para lá chegar.

  1. Comece novamente por seleccionar um dos objectivos. Feche os olhos, imagine-se a viajar até ao futuro até ao ponto em que já atingiu esse objectivo, tal como ontem.
  2. Quando se tornar no seu futuro “eu”, que já alcançou o sucesso, olhe para trás e observe o seu “eu” presente, aqui a ler este artigo. Note que existe uma linha temporal que liga ambos.
  3. Comece a caminhar por essa linha temporal. Esteja atento! A sua sábia mente inconsciente pode-lhe revelar muitos pormenores úteis sobre as várias etapas desse caminho. Talvez tenha havido ajudas de outras pessoas, ou algumas novas aprendizagens. Observe, ouça e aprenda com tudo o que está nessa linha temporal.
  4. Identifique quais foram os passos, os recursos, as acções e decisões concretas que teve que fazer para que eventualmente conseguisse chegar até aqui. Observe com atenção cada um dos passos. Veja como cada um deles abre novas possibilidades e o leva mais perto da meta final. Sinta também o período temporal que alguns desses passos sugerem levar.
  5. Mantendo toda esta nova informação, regresse ao momento presente. Aprecie novamente o seu futuro sucesso e o caminho que está à sua frente.
  6. Comece a escrever o seu plano de acções para atingir este objectivo. (se já usa o método GTD, isto implicaria:
    1. Definir um “projecto” – caso ainda não o tenho feito
    2. Especificar as “próximas acções” nas listas adequadas
    3. Anotar informações, ideias e acções futuras no “material de apoio ao projecto”

É normal que nas primeiras vezes em que faça este exercício surjam muitas “falhas” que ligam acontecimentos ou acções ao longo da sua linha temporal. Estas falhas representam quase sempre uma necessidade de obtermos mais informação sobre algo – seja através de livros, pessoas, etc – que nos vai permitir de seguida dar o próximo passo. Quando tiver obtido essa informação, repita novamente o processo.

Faça o exercício para os outros objectivos na sua lista que já tenham passado por todos os exercícios anteriores.

Até amanhã! 🙂

About the Author: Nuno Donato

Formador GTD em Portugal. Apaixonado pela ciência do estudo da mente e do comportamento humano, tenta aprender e ensinar as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para optimizar o nosso trabalho e maximizar a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *