Desafio PNL – Dia 7 “Apreciar a vida”

Estamos num mundo cada vez mais acelerado. Vivemos os dias numa correria, a tentar completar tudo aquilo que queremos e temos que fazer, a perseguir sonhos e objectivos, a tentar manter um equilíbrio com os amigos e família e, quando há tempo, um equilíbrio com nós próprios.

Todas as disciplinas ou correntes espirituais, religiosas ou qualquer técnica de desenvolvimento pessoal dizem o mesmo: é importante termos tempo para nós. É importante criarmos espaço para não só o corpo, mas também a mente, poder descansar, sentir e apreciar esta dádiva que é estar vivo.

O exercício de hoje é tão importante como todos os outros até aqui. Vai criar uma base para acções positivas, para estarmos mais consciente daquilo que temos e sabermos dar a devida apreciação.

Volte ao 1º dia e pegue na sua lista “Quero & Tenho“. Estas são aquelas coisas que quer na sua vida e que, felizmente, já tem. Se calhar, na azáfama de trabalhar, atingir e adquirir mais, muito provavelmente até se tinha esquecido de algumas delas. Hoje, tire tempo para rever esta lista em pormenor. Permita-se saborear cada item, aprecie-o, agradeça-o.

Tenha especial atenção àquilo que gosta na sua vida. Talvez isto lhe lembre de telefonar a alguém, enviar uma carta, um agradecimento, um pequeno gesto, de tirar uns minutos para meditar ou contemplar… seja o que for, deixe o seu coração ser o guia. Pode voltar a esta lista sempre que quiser e completá-la.

Assim que tiver concluído esta parte, tire uns minutos para rever com atenção estes últimos 7 dias. Que conclusões tirou à medida que ia fazendo os diferentes exercícios? Que novas ideias ou realizações atingiu sobre si, sobre a forma como se relaciona, trabalha ou age? Saiba que pode repetir estes exercícios quando quiser e que em diferentes alturas na sua vida vão sempre trazer diferentes mudanças. Mas hoje, é para apreciar aquilo que já atingiu.

Antes do dia terminar, dê uma pequena prenda a si próprio. Não tem que ser nada grandioso ou caro, muito pelo contrário, pode ser um passeio pelo parque, um chocolate quente,… os melhores prazeres na vida são grátis e estão à espera para serem gozados

Chegamos ao fim dos 7 dias, mas ainda há mais uma surpresa… até amanhã 😉

About the Author: Nuno Donato

Formador GTD em Portugal. Apaixonado pela ciência do estudo da mente e do comportamento humano, tenta aprender e ensinar as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para optimizar o nosso trabalho e maximizar a vida.

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *