5 dias com o MPN – Dia 2: Propósito

Pense na última vez que foi jantar fora. A sua intenção pode ter tido várias razões, como por exemplo: conhecer um restaurante novo, socializar, passear, ou simplesmente quebrar a rotina. Seja qual for essa intenção, ela dá o propósito e impulso para atingir o seu objectivo, ou, nas palavras do MPN, o “porquê” de querer ir jantar fora.

Para além do propósito, existem ainda os valores ou princípios associados a essa objectivo. Normalmente não pensamos neles conscientemente, mas fazemos o planeamento dentro dos limites desses princípios. Considerando o mesmo exemplo do jantar, provavelmente estava fora de questão ir a um fast-food barato, ou apanhar comida do lixo. Certamente também não estava com disposição para ir jantar a um local que ficasse a 2 horas de distância. Estas são as limitações que de alguma forma condicionam esse planeamento, definindo o molde no qual o resto do planeamento irá ter lugar.

Para hoje

A este nível de planeamento, é sempre importante perguntar “porquê?”. Porque é que vou estar naquela reunião? Qual é o propósito desta tarefa? Porque é importante fazer este projecto? Perguntar “porquê” ajuda-nos a:

  • definir o sucesso
  • encontrar motivação
  • clarificar o foco
  • alargar as opções

Encontre e escreva o Propósito para cada um dos seus projectos. Não se apresse a dar uma resposta rápida. Vá até ao “porquê do porquê”.

Para cada propósito, encontre e escreva alguns princípios ou valores que lhe estão associados.

About the Author: Nuno Donato

Formador GTD em Portugal. Apaixonado pela ciência do estudo da mente e do comportamento humano, tenta aprender e ensinar as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para optimizar o nosso trabalho e maximizar a vida.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *