5 dias com o MPN: Dia 3 – Visão

A segunda fase do Modelo de Planeamento Natural foca-se na Visão do projecto, naquilo que será o seus sucesso e a sua missão.

É comum não querermos iniciar um projecto ou atingirmos um objectivo por não sabermos o “como” chegar lá. O que acontece é que o nosso cérebro funciona de forma inversa. Isto é, o “como?” não interessa antes de conseguirmos visualizar o “o quê?”. Quando o “o quê?” consegue ser visualizado e descrito, o “como?” acabará por se ir revelando naturalmente com o decorrer do tempo e com os passos que vamos dando.

Assim, nesta segunda fase o que queremos é conseguir visualizar o “o quê?” desse projecto ou objectivo. Por outras palavras: como saberá que atingiu o sucesso? qual é a realidade que vai ver assim que lá chegar? Não se limite ao momento em que atingiu o objectivo mas vá para além disso: visualize o sucesso e os efeitos que isso tem para além da conclusão, o que mudou? o que é que as pessoas dizem? o que é que está diferente e de que forma? Para si, para a sua família, para a sua empresa, para a comunidade, para o mundo…?

Quanto melhor formos capazes de descrever essa visão, mas fácil será desvendar o “como?”. Nesta fase, ignore os “ses” e os “mas”. Seja realista, mas veja o sucesso para além das expectativas.

Para hoje

Pegando nos propósitos e princípios dos projectos definidos ontem, defina e descreva em pormenor a Visão do sucesso de cada um deles. Capture ao máximo características, aspectos e qualidades dessa visão.

Alguns exemplos para melhor explicar como elaborar uma visão:

Para um orçamento – Até dia 20 de Dezembro, teremos o orçamento aprovado pelo departamento responsável. O orçamento vai reflectir com precisão a nossa intenção de estruturar os recursos de uma forma que apoie cada equipa no seu trabalho com os nossos clientes. O nosso departamento vai receber um reconhecimento por este bom trabalho em contribuir para o sucesso da empresa.

Para a escrita de um livro – Vou escrever um best-seller (vender pelo menos 20,000 cópias). Os conceitos que vou apresentar vão ser fáceis de compreender e os leitores vão ser capazes de os aplicar rapidamente nas suas vidas. Os termos que usar vão-se tornar parte da linguagem comum. Toda a gente vai ganhar imenso com a informação que vou partilhar. Vou ser convidado para talk-shows e entrevistas. para falar sobre o livro e a minha experiência.

About the Author: Nuno Donato

Formador GTD em Portugal. Apaixonado pela ciência do estudo da mente e do comportamento humano, tenta aprender e ensinar as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para optimizar o nosso trabalho e maximizar a vida.

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *