A melhor App para GTD?

A busca incessante pela ferramenta ou app perfeita, quer por novos interessados em GTD, quer por praticantes mais experientes, é talvez uma das maiores ameaças à implementação e prática desta metodologia.

São raros os meses em que não sai uma nova app que promete a organização perfeita, uma mente tranquila e produtividade máxima.

Do meu ponto de vista, esse sucesso em termos de organização e produtividade nunca deve estar dependente de nenhuma ferramenta. Elas servem sim para potenciar e facilitar o processo, mas nunca uma app irá resolver os problemas reais da nossa desorganização ou falta de clareza nos nossos compromissos.

Desde as aplicações especializadas em gerir listas de tarefas, às soluções que integram uma gestão mais abrangente da nossa vida (emails, calendários, trabalho em equipa), a verdade é que podemos passar meses e meses a saltar de ferramenta em ferramenta, à procura daquela solução “perfeita” (que não existe!)

Como podemos então escolher a melhor ferramenta a usar?
Eis algumas ideias que pode considerar para ajudar na decisão:

1 – Quais são as apps que já usa e onde tem experiência?
Há sempre um investimento de energia e tempo não só em aprender uma ferramenta nova, mas também em transferir todo o conteúdo. O mais provável é que a ferramenta que já usa, pode ser adaptada perfeitamente para o uso de GTD.

2 – Quais são as funcionalidades das quais não pode/quer abdicar?
Por exemplo: integração com calendário, app móvel sincronizada com cloud, integração com serviços online, ….

3 – Há apps que já seja obrigado a usar? (por exemplo, por motivos profissionais)
Muitas vezes, é o caso de aplicações como o Outlook, software de tickets, etc.

4 – Já explorou as funcionalidades daquilo que já usa?
Grande parte das pessoas usa apenas as funcionalidades básicas (mais visíveis) da maioria das aplicações. Por vezes, muitas funcionalidades bastante úteis estão um pouco mais escondidas ou são menos evidentes.

Em resumo, o que quero realmente dizer é que na maioria dos casos, a sua aplicação já é a “perfeita”. O mais importante é saber usá-la bem, e perceber a fundo aquilo que é o paradigma GTD, no que diz respeito à organização e gestão de tarefas. Tendo isso feito, qualquer app é então facilmente adaptada à metodologia.

Este vai ser um dos principais focos do Evento Especial “A Arte da Produtividade Sem Stress” em Janeiro, onde vamos dedicar um dia inteiro apenas à implementação prática, com acompanhamento individual para cada participante. Uma ajuda personalizada para escolher a melhor ferramenta e adaptá-la, para garantir que termina a semana com uma solução funcional e adequada a si!

About the Author: Nuno Donato

Formador GTD em Portugal. Apaixonado pela ciência do estudo da mente e do comportamento humano, tenta aprender e ensinar as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para optimizar o nosso trabalho e maximizar a vida.